Vagas abertas
Iniciação Científica, vaga ABERTA, Novembro de 2022 - para início em 2023


Projeto: A doença de Chagas é uma doença tropical negligenciada que somente possui tratamento paliativo, logo, deve ser contida por medidas de urbanização e controle vetorial. O Rhodnius prolixus é um importante vetor na América Latina, sendo o primeiro triatomíneo a ter seu genoma sequenciado e analisado por um grupo internacional. A versão de montagem do seu genoma mais atual (Hi-C) e sua predição gênica, assim como todas as montagens de genoma anteriores, suas predições gênicas e dados de RNAseq foram disponibilizados em um navegador de genomas hospedado internamente no site do nosso laboratório. Este projeto objetiva a organização destes dados no domínio triatominebase.org e manutenção/correção dos dados genômicos. A disponibilidade destes dados corretamente poderá fomentar os estudos biológicos e de controle vetorial com o inseto. Além de possibilitar estudos comparativos com outras espécies de triatomíneos.

Orientador: Rafael Dias Mesquita (Departamento de Bioquímica / Instituto de Química / UFRJ)

Público alvo: Alunos de graduação de áreas biológicas com conhecimentos/interesse computacionais ou alunos de computação com conhecimento/interesse biológico.

Desejável: Disponibilidade de 16 horas presenciais no laboratório (ver localização no site), interesse por computador pois o projeto é completamente computacional (conhecimentos de programação são interessantes), inglês para leitura de artigos científicos, não ter outra IC, CRA acima de 7 para podermos solicitar bolsa FAPERJ (Este projeto será submetido para pedido de 1 bolsa de IC em 2023).

Vagas: 01

Contato: enviar email descrevendo o motivo do interesse e incluindo o histório da graduação e CV para o email bioinformatica.iq.ufrj@gmail.com

Últimas seleções
Iniciação Científica, Agosto de 2022


Projeto: Estima-se que as superbactérias causem 700.000 mortes por ano, sendo 23 mil no Brasil (WHO, 2017). Este projeto objetiva desenvolver um software com inteligência artificial para antecipar mutações que levem a resistência a antibióticos, embasando assim seu desenvolvimento. Esta primeira etapa identificou o antibiótico X, o organismo Y e as proteínas Z e W para estudo como prova de conceito, devido a importância médica, disponibilidade cristalográfica e de mutações conhecidas. As perspectivas para o próximo biênio são realizar os redockings antibiótico-proteína (selvagem e mutantes conhecidos) e criar modelos tridimensionais com novas mutações hipotetizadas.

Orientador: Rafael Dias Mesquita (Departamento de Bioquímica / Instituto de Química / UFRJ)

Público alvo: Alunos de graduação de áreas biológicas com conhecimentos/interesse computacionais ou alunos de computação com conhecimento/interesse biológico.

Desejável: Disponibilidade de 16 horas presenciais no laboratório (ver localização no site), interesse por computador pois o projeto é completamente computacional (conhecimentos de programação são interessantes), inglês para leitura de artigos científicos, não ter outra IC, CRA acima de 7 para concorrer a bolsa PIBIC (Este projeto será submetido para pedido de 1 bolsa de IC).

Vagas: 01

Contato: enviar email descrevendo o motivo do interesse e incluindo o histório da graduação e CV para o email